quarta-feira, 3 de agosto de 2011

03 de agosto - Dia do Capoeirista

 
Luta - Jogo - Dança - Arte , uma das maiores armas já criada pelo homem para libertação do seu próprio ser .Hoje poucos lembram mais no período republicano do presidente Marechal Deodoro da Fonseca sobre o decreto lei 487 de 1890 ,determinava que todo capoeirista pego em fragrante em exercício da capoeira seria mandado para ilha de Fernando de Noronha .
Esta criminalização durou ate 1937 quando o presidente Getulio Vargas reconhece a capoeira como esporte nacional ,hoje reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade no artigo 216 da constituição federal ficando então determinado no artigo 1º- È livre o exercício das atividade de capoeira em todo o território nacional .
Com tamanha força a capoeira foi uma das maiores armas dos negros escravizados com criatividade, autoridade em educar, equilíbrio e força organizacional . A Capoeira se mantem viva ate os dias de hoje resistindo ao racismo e ao preconceito e se mantendo ereta sob a consciência dos grandes mestres capoeiristas que tem como lema a cidadania ,a inclusão social e o amor a ancestralidade ,quero reverenciar todos os mestres e capoeiristas do município de camaçari ,da Bahia e do Brasil e de todos os paises onde a capoeira é praticado e que em nome da historia e legado de mestre Bimba eu saúdo todas as academias de capoeira e reafirmo a importância e o valor da capoeira na luta pela liberdade e pela inclusão social .
Os meus aplausos em nome do Conselho de Cultura de Camaçari no seguimento do Patrimônio Material e Imaterial o qual eu represento .


Táta Ricardo Tavares
Conselheiro de Cultura de Camaçari

Nenhum comentário:

Postar um comentário